Para uma melhor compreensão da cultura de cada povo indígena antes dos julgamentos (formação do Juízo), a Justiça Federal de Roraima realizou um excelente seminário e no evento estava programada visita ao CIR - Conselho Indígena de Roraima.
Neste encontro foram apresentados pontos de vista sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, o Protocolo de Consulta, reforçada a necessidade de laudos antropológicos, e de um debate sobre o cárcere de pessoas indígenas e a marcação no processo judicial físico quando o mesmo se referir a Pessoa Indígena.
Tais medidas debatidas no encontro foi no sentido de uma aproximação qualitativa das demandas dos povos indígenas junto ao Poder Judiciário Federal e mais celeridade nos processos em tramitação.
A visita foi parte do Seminário realizado em Boa Vista/RR no mês de dezembro de 2023, onde vários temas foram objeto de diálogo entre os Juízes Federais, Organizações da Sociedade Civil, lideranças vinculadas aos temas debatidos, Professores e representantes dos Povos Indígenas.
O seminário proporcionou aos participantes uma experiência incrível. Muitos aprendizados, fortalecimento da empatia entre as instituições e trocas de saberes!
https://www.linkedin.com/posts/davidson-nascimento-4008931a4_justi%C3%A7a-federal-simp%C3%B3sio-sobre-pessoas-activity-7137879201470136320-MPoj?utm_source=share&utm_medium=member_android
Nenhum comentário:
Postar um comentário