sábado, 15 de junho de 2019

Audiência Pública: Processo Unificado de Escolha de Conselheiros Tutelares em pauta na ALMG

Eleição de Conselheiros Tutelares em MG

Resultado de imagem para almg



Parlamentares convocam audiência pública para debater junto a entidade de classe e Instituições Públicas o fortalecimento, orientação e apoio ao processo eleitoral unificado em outubro.

A reunião é aberta a todo cidadão e será acompanhada por representantes das Prefeituras, CMDCAs, Autoridades Judiciárias e Conselheiros Tutelares de diversas cidades de Minas
Os Conselheiros Tutelares, através da ACONTEMG (Associação dos Conselheiros Tutelares de Minas Gerais), solicitaram e foi aprovada a realização de uma Audiência Pública pelos Deputados Estaduais: Ulysses e Zé Guilherme da Comissão do Esporte e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
A audiência pública para discutir as eleições unificadas para conselheiros tutelares no País será realizada na manhã da quarta-feira (26/6/19), às 9:00h, e contará com a presença de representantes dos Conselhos Tutelares e das Prefeituras de diversas cidades mineiras, que realizarão um debate público sobre as iniciativas em andamento do MP, TRE-MG, Prefeituras e as demandas dos Conselheiros Tutelares referentes ao acompanhamento do Processo unificado de escolha de Conselheiros Tutelares nos municípios mineiros.
Eleição única
Além de prever eleições unificadas em 6 de outubro, a Lei Federal 12.696, de 2012, ampliou o mandato de conselheiro de três para quatro anos, prevê a capacitação até a posse em 10 de janeiro de 2020 e consolida direitos trabalhistas, além de tornar obrigatória a constituição de conselhos tutelares nos municípios. 
A eleição unificada em todo o País já faz parte de uma agenda pública do País e é defendida pela Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Minas Gerais (Acontemg), o que será reafirmada no evento. Os municípios precisam ser orientados e apoiados para que seja garantida o que determina a Lei Federal 12.696 que tornou obrigatório o pagamento de salário para os conselheiros e uma previsão salarial digna para a categoria. 
Ainda será solicitado ao Estado que acompanhe, oriente e fortaleça as iniciativas na condução do processo eleitoral, através de uma ação articulada do governo para dar suporte as prefeituras. 
Divulgação na sociedade 
A importância da escolha dos conselheiros pela população e a importância do trabalho desses profissionais que atuam diretamente com a comunidade na função pública de relevância social e na garantia de direitos da criança e do adolescente deve ser divulgada.
Iniciativas sobre o andamento do Processo de Escolha de Conselheiros Tutelares e os pedidos dos municípios ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para apoiar na realização desse processo eleitoral,  e ainda o apoio da Rede Minas, da Rádio Inconfidência e da TV Assembleia para promover ações de divulgação sobre o trabalho dos Conselhos Tutelares também serão debatidos nesta Audiência

Se liga! 


Audiência Pública: Debate sobre o Processo Unificado de Escolha de Conselheiros Tutelares nas cidades mineiras em outubro deste ano. 
Quarta-feira 26 Junho 2019, 09:00
Local: Plenarinho da Assembléia Legislativa de Minas Gerais 
(Comissão de Esporte e Juventude):

Autores do Requerimento:
  Deputado Estadual Zé Guilherme  (Presidente)
  Deputado Estadual Ulysses / PT (Suplente)
Convidados:
  • Gabriel Damaso, presidente da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Minas Gerais - Acontemg .
  • Governo do Estado de Minas Gerais 
  • Dra. Luciana CoutinhoProcuradora do Ministério Público do Trabalho Federal MPT
  •  Associação Mineira de Municípios- AMM
  • Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedca
  • Coordenação do CAOP-IJ – Ministério Público de Minas Gerais
  • Ministério Público de Minas Gerais - PIJ
  • Defensoria Pública de Minas Gerais 
  • Presidência do TRE/MG 
  • Deputado Federal Dr. Mário Heringer - Câmara dos Deputados
Público:

Prefeitos, Secretários Municipais de Desenvolvimento Social, Conselheiras(os) Tutelares, Presidentes e Conselheiros de Direitos dos CMDCAs das cidades mineiras, Servidores Públicos e cidadãos interessados no tema. 

Participem!
Inscrições gratuitas



Mais informações:


Gabinetes na ALMG
Deputado Zé Guilherme 
Deputado Ulysses 

Acontemg:
acontemg@gmail.com /  Assessoria da Acontemg: 98835-3554 (Zap)


Um comentário:

  1. Boa tarde.. porque que a população não pode participar das divulgações dos candidatos?minha irmã é candidata como não moramos no mesmo bairro e nem temos filhos nas mediações não podemos ajudar..
    Obrigada

    ResponderExcluir

Agende a Capacitação dos Conselheiros Tutelares de sua cidade.

 

Interessante!